Buzios: comer, bronzear e amar.

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 

Destino Verão: Armação de Búzios 1

Bem vindo  2013 !

E nada melhor para começar um Ano Novo como um mergulho no mar, aquele de lavar a alma e levar de vez o que "sobrou" de 2012. Escolhi para este mergulho renovador a praia Brava, uma das mais lindas de Armação de  Búzios, o balneário que ganhou o coração de Brigitte Bardot nos anos 60.

A Brava é uma praia de água gelada e ondas fortes, onde a beleza encanta, assim como volto encantada mais uma vez, deste lugar que eu amo, desde que lá botei meus pés pela primeira vez nos anos 80.

Buzios de tantas lembranças, não tem mais a Kombi do Chico (o surfista tatuador),  estacionada na Rua das Pedras; nem a charmosa pousada dos tres italianos malucos na pracinha central. As barraquinhas dos argentinos deram lugar a lojas sofisticadas e restaurantes com chefs gabaritados, fazendo com que Búzios não faça feio diante de outros destinos V.I.Ps como Capri ou St Tropez.

Saindo pela ponte Rio-Niteroi, pegando a rodovia BR101 (tambem chamada de rodovia Gov Mario Covas), chega-se em Búzios no máximo em 2 horas. Claro que este tempo não vale para a alta temporada. Sem ser de carro, voce pode pegar um avião que desce em Cabo Frio e percorrer os 30km que separam Búzios/ Cabo Frio de taxi.

Inúmeras pousadas, pipocam por todas as 23 praias, e escolher uma é tarefa complicada, pois Búzios oferece opções para todos e gostos e bolsos. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturalismo. Eu particularmente prefiro ficar na Praia da Armação, que embora não sirva para banho está bem pertinho da famosa Rua das Pedras.

Em frente a Orla Bardot, que tem este nome porque ali esta a famosa estatua da diva, o morro de Humaitá tem os hoteis com a vista mais privilegiada da baia de Búzios. Eu me hospedei no Casas Brancas https://www.casasbrancas.com.br)   porque não abro mão de ter uma vista espetacular. Mesmo não estando hospedado voce poderá desfrutar da vista indo jantar no restaurante principal o Cafe Atlantico.( http://cafeatlanticobuzios.com.br/ ) Musica ao vivo, luz de velas e a vila vista do alto, é um programa pra lá de romantico; mas se voce preferir, uma taça de espumante ou até um cafezinho assistindo o por do sol é um presente que voce tem que se dar.

Uma boa forma de conhecer as praias é fazer um passeio de escuna, que sai do pier na Praia do Canto, bem no comecinho na Rua das Pedras. Dali também partem os aqua-taxis, lanchinhas que levam voce para as praias de Ossos ,Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho. Para ir para outras praias tem que ser de carro.

Se voce gosta de ficar "pé na areia", Geribá é uma opção. Eu tive o prazer de conhecer numa noite no Bar do Zé ( um dos meus restaurantes preferidos em Búzios, mas que vou deixar para o próximos post), Pedro e Evani, os simpáticos proprietários da ChezPitu ( http://www.chezpitu.com.br/) em Geribá. Uma excelente opção para quem viaja com crianças, porque o hotel oferece um menu especial para o almoço dos pequenos, deixando os papais mais livres para aperitivar o dia todo.

Outra opção na praia é a Relais de la Borie http://www.laborie.com.br/, tambem em Geribá.

Buzios tem uma população de 30 mil habitantes e na temporada este numero pode chegar a 300 mil. Os cruzeiros saídos de Santos param em Buzios e deles desembarcam cerca de 4 mil passageiros diariamente. Isto faz com que a vila fique um tanto apinhada, mas isto não chega a ser um problema. Quem adora compras não sai sem  nada de lá. Marcas como Animale, Richards, Blue Man, Farm, Carmim entre outras estão presentes e com a coleção mais completa do que nos shoppings. Até o queridinho de Nova York, Paul Ropp desembarcou por lá com sua coleção quentinha.

Frequento Búzios, como disse, desde os anos 80, e toda vez que volto descubro alguma coisa diferente. Desta vez minha impressão foi que Búzios apesar de ter crescido muito ainda é um dos lugares mais badalados do litoral brasileiro.

No proximo post: Comer em Buzios.

Beijos Lobas

 

Ps..uma breve historia sobre Bardot e Búzios:

Brigitte veio ao Brasil com seu noivo Bob Zaguri para passar o Natal. Era o ano de 1964.

"Brigitte estava achando tudo ótimo: o que ela menos queria era agitação, gente em volta, fotógrafos chatos. Era o alto verão e não se via um turista no horizonte. Os próprios jornalistas tinham se tornado uma abstração, e a presença de um fotógrafo no grupo, Denis Albanese, não a incomodava, porque era amigo de Bob (e seria o único a tirar fotos "autorizadas"). Pelos três meses seguintes (fins de janeiro, os meses de fevereiro e março inteiros e boa parte de abril de 1964), o sol de Búzios pertenceu a Brigitte Bardot. Ali ela encontrou o paraíso que já não podia desfrutar nem em Saint- Tropez. Ia à praia com um livro (O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, que estava lendo com certo atraso), cochilava na areia ou caía n'água (que ela depois classificaria de "um mar de champanhe azul"). Às vezes, passeava pelas proximidades, entre flamboyants e buganvílias, calçada de tamancos portugueses, de madeira, ou brincava com um gato, que chamou de Moumo1ime.
Andava a cavalo ou de charrete, ia de bote à Ilha Rasa e comia as pitangas que lhe eram colhidas por Geraldo, então com doze anos, filho do administrador do sítio de Muravief. Muitos anos depois, Geraldo contaria ao Peru Molhado ("o maior jornal de Búzios") que Brigitte fazia xixi no mato, ajudava a puxar as redes dos pescadores e sentava-se no armazém de seu tio Ceceu para cantar e tocar violão com eles. E que usava só "um vestidinho curtinho e nada de calcinha".

RUY CASTRO - A ONDA QUE SE ERGUEU NO MAR - Novos Mergulhos Na Bossa Nova - Cia das Letras - 2001
 
 

alt

Deck da piscina  Boutique Hotel & SPA Casas Brancas

alt

Vista da baia de Buzios e praia dos Ossos

alt

mapa das praias

Palt

 Praia Brava

alt

Brigitte Bardot fotografada por Denis Albanese copyright "© (todos os direito reservados)

 

 

 

 

 

comentários (3)add comment

Giovanni comentou:

Armação de Buzios, um lugar para voltar sempre.
Que ferias boas!
bem vinda.
06/01/2013

Kate comentou:

Bardot espetacular na foto. Parabens por colocar um destino que apesar de maravilhoso não é valorizado pelos brasileiros. Estava em Buzios e o que se ve são centenas de turistas estrangeiros. O que ocorre é que a parada dos Cruzeiros de ferias atrapalham um pouco pois os turistas de passagem nao sabem valorizar a cidade.
Show de post.
06/01/2013

Luciana comentou:

Dica perfeita. Fiquei com vontade de conhecer!
Valeu!
07/01/2013

Escreva seu comentário
menor | maior

busy

Os mais lidos

  • Mulheres impactantes
    Final de semana passado fui a São Paulo e assisti o espetáculo Evita. Na volta parei para um ca...
  • Viciada em lingerie
    Sou viciada em lingerie. Escolher a lingerie, faz tão parte de meu dia como faz parte tomar t...
  • Top 10 Portugal
       Top 10 Portugal Como prometido um resumo dos lugares mais bacanas da minha passagem ...
  • Avental sujo de ovo
    Quando penso em minha mãe, me vem a letra da música, que as freiras do Colégio São José onde...
  • Á margem de nós
    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e ...
  • Unhas, desisto, ser loira não desisto nunca!
    Voces lembram que eu coloquei unhas postiças? Pois é, fiquei exatamente uma semana com elas. ...
  • Look da balada
    O friozinho deu uma trégua, e a noite de ontém na Fatto, casa bárbara, idealizada com esmero p...

Últimos comentários

Você está aqui: Andanças Buzios: comer, bronzear e amar.