Avental sujo de ovo

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Quando penso em minha mãe, me vem a letra da música, que as freiras do Colégio São José onde eu estudava, insistiam em nos fazer cantar, ano após ano, nas festinhas do Dia das Mães. A letra ainda hoje bate com a imagem antiga, lembranças de infância, onde minha mãe aparece mesmo com o avental sujo de ovo, já que ela era boleira, fazia bolos para fora como se dizia na época, para completar a renda da familia.

Minha mãe é uma grande mulher. Dava um duro danado fazendo os bolos e costurando tambem "pra fora" e sempre esteve atenta e preocupada comigo e minhas irmãs. Uma vez ela brigou com a vizinha, porque eu com uns 12 anos, fui no meu primeiro bailinho do clube, e "fiquei", com o paquerinha da filha da vizinha. A menina chatinha, voltou chorando para casa, e a mãe dela veio tirar satisfação com minha mãe, que primeiro me defendeu e brigou com a vizinha, mas depois me deu uma bela surra, de chinelo.

MInha mãe fazia nossos vestidos, pois apesar de estudarmos em colégio particular, o dinheirinho era curto, e então para não fazermos feio diante das meninas, ela passava horas costurando. Um dia ia ter um jantar muito chique na Associação de Pais e Mestres. Minha mãe nos chamou com ar solene, e diante da mesa colocada com pratos Marinex e copos de extrato de tomate Etti, nos ensinou a fazer uma refeição com classe, e que o requinte não vinha necessariamente das taças de cristal, mas sim da nossa atitude ao se portar á mesa  e diante das pessoas.

Dia 4 passado, ela completou 73 anos. Adora dançar, faz faculdade da terceira idade, canta no coral e joga bocha.Tem uma energia contagiante, o que me faz cada dia mais querer ser igual a ela.

Quando minha filha nasceu eu olhei para aquela coisinha apavorada. Minha mãe, veio e com muita calma, me ensinou a dar o banho, a cuidar do umbigo, e quando ela não parava de chorar, porque eu não tinha leite, ela não teve duvidas. Fez uma bela mamadeira de leite Ninho e deu para minha pequena. Foi assim que aprendi com ela a ter segurança para cuidar daquele ser tão apaixonante e tão intrigante. Hoje, como todo mundo sabe, sou a mãe mais coruja do planeta. Mas não tive a coragem de minha mãe, por isto a Mayla é minha filha unica.

Eu queria deixar um baita beijo a todas as Mamães-Lobas, que assim como a minha nos ensinou a ter coragem e a sempre seguir em frente, cuidando e brigando por nossas crias.

Com certeza você vai lembrar da letra da musica, do avental sujo de ovo. Mas se você tem menos de 30, pede para sua mãe cantar para você.

Só não vale chorar, afinal boas lembranças são para acalentar e guardar no fundinho da alma.

Mamãe,
Tu és a razão dos meus dias,
Tu és feita de amor e esperança,
Ai, ai, mamãe,
Eu te lembro chinelo na mão,
O avental todo sujo de ovo,
Se eu pudesse,
Eu queria outra vez mamãe,
Começar tudo, tudo de novo

Alguns momentos ....destas mães incriveis...!

alt

Betinha Pavão com os netos Enzo Luiza e Helena

alt

Mila Otofuji e sua mãe Isabel

alt

Gisele Carvalho Simão Com Tiago e Pedro

alt

Bia Desiderá com seu filho Juninho

alt

Cecilia Martins e sua fofa Rebeca

alt

Gabi Olaio e sua mãe Vera

alt

Tuta da Paz e sua Carolina

alt

Maristela Mader Freire com  seus fihos Camila e Fabio

alt

Naná, minha mãe e Eu

alt

Anna Fernandes com Anna Luiza e Daniela

alt

Camila Santoro e o seu pequeno Johny

alt

 Helaine e seus gemeos Lucas e Gabriel

alt

Ana Claudia com Vic e Duda

alt

Luciana Iemma e Gabi

comentários (23)add comment

lorena comentou:

Há um tempo em que não entendemos nossas mães. Depois vem os fihos, e então entendemos o que é amor de verdade. Padecendo ou não no paraiso, é muito bom este dengo.
05/05/2011

Renata comentou:

Caramba Fatiminha, voce foi no fundo do baú. O pior é que tambem lembro desta musica.
adorei, beijo e Feliz dia das Maes pra ti.
05/05/2011

Telma comentou:

Depoimento lindo! Sua mãe deve estar emocionada; eu fiquei, muito, até pela saudade sempre dolorida da ausência da minha mãe. As fotos estão também demais.
Parabéns para a sua mãe que deve ter muito orgulho da mulher "plena" e da mãezona que, mesmo só através do que escreve e da sua maior obra, a sua filha, vejo que você é.
Um dia das mães cheio de amor e alegrias. (e presentes que ninguém é de férro rsrs...)
Bjs.

06/05/2011

Cecilia comentou:

Amei e chorei!!!!!
Lindo Fátima...E td que vc escreveu é delicadeza misturada c a realidade!!!
Obgd pela homenagem á nós mamy's modernas e que não deixamos de lado nunca nunca as lembranças das nossas mães , cd uma delas c seu jeitiho especial de ser!!!!!!
BjBj
06/05/2011

Mayla comentou:

Maezinha, amei e chorei!!!
Texto lindo!!!smilies/smiley.gif
Agradeço a Deus todos os dias por ter vc e as vovós na minha vida!!!! Mulheres incríveis!!!
Amo demais !!!!
Bjs!
06/05/2011

Lobolouco comentou:

Talvez pareça estranho um homem comentar este post. Mas todo homem é um filho da mãe.
Quando minha mãe partiu da vida, há alguns anos, eu me senti como certamente sente o astronauta que vê partir a nave que o trouxe a um planeta novo. Penso nas lições que ela deixou: generosidade, coragem, paciência, carinho, solicitude. Com a mãe aprendemos o sentido real da palavra amor. Amor incondicional, substantivo, eterno. Desde o início da existência, fomos escolhidos e acalentados por nossas mães. Não teríamos nascido se não nos tivessem aceitado e ajudado a desenvolver-nos nos longos meses de gestão e nos muitos anos de infância e de crescimento. Neste domingo rezarei por minha mãe e por todas as mães.Parabéns!
06/05/2011

Fátima Coli comentou:

Caro Lobo

não acho nada estranho, porque filhos são especiais, sejam meninos ou meninas.
Com certeza sua mãe, lá de cima ouvira sua prece, e o elo entre mães e filhos na minha concepção trancesde o nosso conhecimmentot terreno.
beijo
06/05/2011

Andréia Reis comentou:

Lindo artigo!
Como uma palavra tão curtinha pode conter tanta emoção, amor, lembranças, carinho, amizade: MÃE!
Feliz Dia das Mães para vc, sua mãezinha e todas as suas seguidoras.


06/05/2011

Ana Claudia comentou:

Fatiminha...

Eu vibrei qdo li a letra dessa música... No Colégio q eu estudava, em Tambaú, tb aprendemos e numa festa enorme p/ as mães cantamos p/ elas... e eu ficava inconformada, pq apesar da minha mãe fazer bolos deliciosos, eu nunca a via com o "Avental Sujo de Ovo"... E...Eu, pequenina, não entendia o duplo sentido das palavras e queria ver o avental sujo... rs rs rs
Isso era uma frustração!!!!!!
rs rs rs

Bj p/ vc q é uma gde mãe!!
Parabéns!!!!

AC
06/05/2011

Gisele de Carvalho Simao comentou:

Lembro bem da música, o Colégio Nª Srª Auxiliadora era de Freira tb e cantei muito o avental sujo de ovo, embora essa lembrança seja da minha avó materna, uma mineira/italiana que teve 16 filhos!!! E cozinhava divinamente, assim como minha mãe e tias tb.Isso não puxei a elas, uma pena. Agora lendo você me lembrei que creci cercada de mulheres fortes, cd uma com seu talendo-arte individual .Tiago veio qdo. era muito novinha, mas faria tudo de novo com certeza, ainda me assusto as vzs qdo. olho pra ele,um homem-menino, e meu pequeno que ainda está descobrindo o mundo.Linda homenagem Fá. Com certeza terá muito a comemorar no nosso dia, tndo uma mãe como a sua, a Mayla como filha ! Como filha e mãe, só há o que agredecer. beijosssssssss
06/05/2011

Gisele de Carvalho Simao comentou:

"CRESCI"..por favor, rssss
06/05/2011

bya comentou:

FatimaColi............AMEIIII......m ensina a ´´fórmula´´ d NÃO CHORAR......rsrs amiga, adorei tdas as fotosss e obrigada pela lembrança e por td essa gentileza. Homenagem maravilhosaaaaa......e PARABÉNS !!!!!!!!! BJSSSSS
06/05/2011

maristela f Mader comentou:

Sempre nos emocionando com o seu don da escrita...obrigada pelo seu carinho com nós mães..beiiijo!!!
06/05/2011

Cristina Nudelman comentou:

mamãe mamaãe.... começar tudo tudo de novo.... bjokas e um lindo domingo prá vc!
06/05/2011

Helaine comentou:

FC, amiga querida! obrigada por tão linda homenagem! Parabéns para nós, Mães!
06/05/2011

eliasfrancioni comentou:

parabéns p/ blog,Fátima

abraço,Elias
07/05/2011

eliasfrancioni comentou:

escutei muito essa música na minha infância
meu pai ouvi sempre.Cantada por Angela Maria
acho que o disco era 78 rpm(rs)

abraço,Elias
07/05/2011

Bossa Moda Brasileira comentou:

Sem palavras......a cada dia te admiramos mais e mais......lindooooooooooooooo depoimento.......sem palavras.......
07/05/2011

Nivea Célia Bonadio Coelho comentou:


Amiga Loba
Cada vez mais me surpreendo com vc,ou será que nem me surpreendo mais????????? Vc é realmente única e me fez voltar à minha infância e olha que faz um tempão e revi e revivi cenas familiartes de muitas dificuldades mas de muita compreensão e amor, e é claro a minha mãe "com o avental sujo de ovo" e outras coisinhas mais pois tds nós sabemos como é dificil tocar uma casa. Amiga Fá continue a nos surpreender e a nos brindar com essas "pérolas" e sabe o que mais?`´E por essas e outras coisas lindas que a vida vale a pena!!!!!!!!!!!!
Te amo querida amiga
mil bjinhos
da Nivea.




smilies/cheesy.gif
07/05/2011

Isabel comentou:

smilies/tongue.gif
Buaaaaaaaaaaaa!!!!!ainda não consigo escrever com eloquência. Te amo muito Milinha e Caio.
Buaaaaaaaaaa!!!!!!
08/05/2011

Camila Santoro comentou:

smilies/wink.gif Fat vc é demais e eu estou me tornando uma super fã...adoro seu jeito sincero de escrever. Sem medo. Peito aberto. Da lagrimas nos olhos. Obrigada pela homenagem minha querida nova amiga e que seu sucesso continue assim gigante, do tamanho do seu coração e do seu talento! beijos Camila Santoro
09/05/2011

Ana maria Granzotto comentou:

Fatima.....adorei !!! só vc poderia escrever um texto deste........lindo, lindo !!!!!! ! Eu tbem sei essa música. é mto emocionante !!!!!!!!
Feliz dia das Mães........................bjssssssssssssssss
12/05/2012

Lucia Helena comentou:

Nossa Fátima...não tinha visto esta homenagem...que coisa mais linda!!! Fiquei sem palavras...amei...inclusive as fotos...tbm sou mãezona loba e leoa!!! bjssss
18/05/2012

Escreva seu comentário
menor | maior

busy

Os mais lidos

  • Mulheres impactantes
    Final de semana passado fui a São Paulo e assisti o espetáculo Evita. Na volta parei para um ca...
  • Viciada em lingerie
    Sou viciada em lingerie. Escolher a lingerie, faz tão parte de meu dia como faz parte tomar t...
  • Top 10 Portugal
       Top 10 Portugal Como prometido um resumo dos lugares mais bacanas da minha passagem ...
  • Avental sujo de ovo
    Quando penso em minha mãe, me vem a letra da música, que as freiras do Colégio São José onde...
  • Á margem de nós
    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e ...
  • Unhas, desisto, ser loira não desisto nunca!
    Voces lembram que eu coloquei unhas postiças? Pois é, fiquei exatamente uma semana com elas. ...
  • Look da balada
    O friozinho deu uma trégua, e a noite de ontém na Fatto, casa bárbara, idealizada com esmero p...

Últimos comentários

Você está aqui: Comportamento Avental sujo de ovo