Só um pedacinho!

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Continuando firme e forte no nosso projeto verão, mais um super artigo do Dr. Tercio Rocha. Aquele pedacinho de bolo delicioso que parece inofensivo pode fazer a diferença sim. Vamos lá Lobas, em frente!

 
Atualmente um dos pontos mais importantes e que deve ser analisado com cautela é o índice glicêmico que significa o nível de glicemia sanguínea causado pela ingesta de um determinado alimento. A importância de se ingerir alimentos com baixo indice glicêmico se deve ao fato de evitarmos a hiperglicemia pós prandial e com isso a hiperinsulinemia, oriunda desta hiperglicemia. A alta de glicemia provoca alteração tipo inflamatória ,no endotélio vascular, causando a hipertensão e doencas vasculares como placas de ateroma, além disso favorece o depósito de gordura, a invasao gordurosa do figado e a resistência insulínica - primeiro passao da instalação da diabetes tipo 2, daí a importância de estar atento ao assunto
 
Vamos ter como exemplo um pedaço de bolo de milho ,explica o endocrinologista. O primeiro pedaço é feito de farinha grossa de milho, oriunda dos antigos moinhos de pedra . O organismo vai digerir este bolo lentamente , logo , o nivel  de açucar no sangue - glicemia -  irá se elevar lentamente e de forma branda . Caso este bolo de milho seja feito de farinha de milho dos modernos moinhos industriais, cuja farinha é um polvilho finíssimo a digestão se dará em curtissimo tempo e a elevação dos niveis de glicemia se dará agudamente levando a um alto índice glicêmico. "Devemos optar por alimentos com baixa carga glicêmica - Diet - e baixo indice glicêmico", alerta o médico . Ele explica ainda que ingerindo comidas com IG alto o corpo lança quantidades enormes de insulina, para manter normais os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, por série complexa de reações, todo o excesso de glicose no sangue é convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que subseqüentemente é armazenado na forma de gordura.
 
Uma dieta com baixo indice glicêmico, rica em fibras, graos integrais azeite e produtos light favorece a digestao , o funcionamento intestinal , o alcance da saciedade alimentar nas refeições, diminui o volume de alimentos ingeridos, diminue o indice glicêmico, diminue a produção de insulina ( que é um hormonio CATABÓLICO - destrutivo de estruturas nobres como parede celular ) e melhora a absorção de micronutrientes excenciais para a vida humana . ALTO INDICE GLICEMICO GERA ALTA PRODUÇÃO DE RADICAIS LIVRES e ENVELHECER É OXIDAR .
 
Para mantermos em baixa o IG deve-se começar  todas as refeições com saladas ou legumes com azeite. As fibras e o azeite retardam o tempo de absorção dos alimentos causando um baixo indice glicemico . O uso de grãos integrais = arroz integral, granolas, legumes ao vapor ou grelhados, folhas verdes, frutas in natura, sucos sem coar, ou seja , o fundamental é reduzir o volume ingerido.
 
As dietas devem se basear em pequeno volume alimentar, graos integrais, frutas in natura, uso de azeite e evitar o maximo produtos industrializados, lacteos e doces.
 
Alguns alimentos possuem alto indice glicemico , é o caso do bolo de milho com farelo finissimo, já o mesmo bolo de milho feito com farinha grossa apresenta um baixo indice glicêmico. O suco coado tem um alto IG, já o suco com bagaço está entre os de baixo IG, o risoto com arroz branco tem um alto IG, já o risoto com arroz integral um baixo IG.
 
Então, dá pra ser feliz, só trocando alguns habitos!
 
Bom fim de semana
 
DR TERCIO ROCHA: Endocrinologista, membro da Academia Brasileira anti envelhecimento, Membro da Academia Internacional de Anti Angig ( AGING MALE E AGING FEMALE).Pós graduado em medicina estética em Paris, Consultor Internacional de Estética do Royal Academy of Aesthetic Medicine.
 
alt
 
comentários (4)add comment

Roberta Ribeiro comentou:

Não sei se este bolo foi feito com farinha de milho fina ou mais grossinha... mas que está com a cara boa, isto está!!! Ai que vontade!!! Beijosss
16/09/2011

cintia comentou:

Delicioso....e saudavel..???to dentro
18/09/2011

Paula Kasas comentou:

Ai Fatima...meu marido é diabético e desobediente...tem cura para desobediencia? Rs
Beijao
Paula Kasas. ( villa bella acabamentos )
www.paulakasas.nlogspot.com
19/09/2011

Paula Kasas comentou:

Ai Fatima,
Meu marido e diabetico e desobediente...tem remedio para homem teimoso?
Rs...bjus
PaulaKasas
www.paulakasas.blogspot.com
(Villa Bella Acabamentos )
19/09/2011

Escreva seu comentário
menor | maior

busy

Os mais lidos

  • Mulheres impactantes
    Final de semana passado fui a São Paulo e assisti o espetáculo Evita. Na volta parei para um ca...
  • Viciada em lingerie
    Sou viciada em lingerie. Escolher a lingerie, faz tão parte de meu dia como faz parte tomar t...
  • Top 10 Portugal
       Top 10 Portugal Como prometido um resumo dos lugares mais bacanas da minha passagem ...
  • Avental sujo de ovo
    Quando penso em minha mãe, me vem a letra da música, que as freiras do Colégio São José onde...
  • Á margem de nós
    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e ...
  • Unhas, desisto, ser loira não desisto nunca!
    Voces lembram que eu coloquei unhas postiças? Pois é, fiquei exatamente uma semana com elas. ...
  • Look da balada
    O friozinho deu uma trégua, e a noite de ontém na Fatto, casa bárbara, idealizada com esmero p...

Últimos comentários

Você está aqui: Saúde & Beleza Só um pedacinho!