Vamos tentar?

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Segunda-feira, dia cinza... e depois de uma pequena pausa de volta ao meu projeto verão. E mais do que nunca de olho na minha alimentação, pois sem uma re-educação alimentar não vou chegar ao meu objetivo, pois sou louca por doces, e outras cositas engordantes! Leiam com muita atenção o artigo do meu endocrinologista, Dr Tercio Rocha, e mãos a obra, afinal, voce pode ficar mais linda ainda e arrasar no verão!.

NÃO RESISTIR A TUDO QUE ENGORDA

Muitas pessoas fazem todos os sacrifícios para manter o peso, mas não resistem a uma guloseima. Esse é um problema que atinge muitas  mulheres e a  sua gula por chocolates, pães, doces e comidas gordurosas em geral é creditada a uma mera ausência de força de vontade. No entanto, estudos científicos apontam que a vontade de comer, de saborear estes alimentos é fundamentalmente neuroquímica.

Todas essas delícias engordativas contêm substâncias que estimulam a produção de neurotransmissores ligados à sensação de vitalidade, prazer, e bem-estar, como a serotonina. Além disso, o nosso organismo é uma máquina que procura instintivamente economizar energia e nada sabe sobre a moda dos bumbuns empinados, das coxas roliças e da barriga sarada.

O organismo vai preferir armazenar gordura para gerar mais energia. Por este motivo, a reeducação alimentar está na ordem do dia: porque, se deixarmos a boca seguir a sua "lógica" natural, ela escolherá invariavelmente o que mais engorda.

Um outro agravante também é que toda vez que ingerimos gordura, o cérebro produz endorfina - substância que transmite uma sensação de relaxamento e bem-estar. Em outras palavras, nossa mente nos condiciona a comer alimentos gordurosos para ter prazer. As pessoas que ligam menos para gordura têm altos níveis de leptina no organismo. Recém-descoberta pela ciência, a leptina é um hormônio produzido pelas células gordurosas e que informa o cérebro de que os compartimentos celulares armazenadores de gordura já estão lotados.

Muitas pessoas acreditam  que engordam porque comem muito açúcar, mas na verdade a causa é a farinha refinada que entra na receita de quase todos os doces e gera compulsão alimentar. “Ninguém chega no meu consultório dizendo que rasgou a pontinha do saco de açúcar e ficou comendo a noite toda . A compulsão é por bolos, biscoitos, amanteigados, pães doces e outros farináceos. O açúcar refinado engorda, estimula a produção de serotonima, tem muita química e provoca diabetes, mas não gera compulsão, ao contrário da farinha branca.

Segundo pesquisas recentes, 60% das mulheres que padecem do chamado efeito sanfona possuem compulsão alimentar em relação a farinha refinada. Essa dependência se dá quando os agentes metabólicos do trigo, durante o processo digestivo, entram em contato com as glândulas endócrinas situadas na primeira porção do intestino. Esse contato gera a liberação de uma substância semelhante à endorfina - a enxorfina -, que sobe ao sistema nervoso central  e provoca a sensação de prazer e estimulo de comer compulsivo.

Por fim, a farinha como o açúcar, ainda contém triptofano, substância que estimula o cérebro a produzir a serotonina - neurotransmissor que regula o prazer, o sono, o apetite e a própria alegria de viver. Se a pessoa simplesmente cortar, de uma hora para outra, o açúcar e a farinha, provocará uma queda brusca de serotonina no organismo e manifestará uma síndrome de abstinência semelhante a de um viciado em álcool ou em cocaína. Entre os sintomas mais freqüentes, costumam estar dor de cabeça, depressão, enjôos e mau humor.

Antes de iniciar o tratamento, o paciente deverá passar por um minucioso exame laboratorial, dosando todos os hormônios e os níveis sérios de serotonina, dopamina e catecolaminas; além de vitaminograma completo. Isto orienta o médico a prescrever o medicamento correto. Com tudo isso, a reeducação alimentar se torna possível e não vai soar como um castigo.

Atividades físicas de 30 minutos, de 4 a 5 vezes por semana também são fundamentais pela alta produção de endorfinas e pelo gasto calórico. Converse com o seu médico.

 

DR TERCIO ROCHA: Endocrinologista, membro da Academia Brasileira anti envelhecimento, Membro da Academia Internacional de Anti Angig ( AGING MALE E AGING FEMALE).Pós graduado em medicina estética em Paris, Consultor Internacional de Estética do Royal Academy of Aesthetic Medicine.
 
 alt
 
 
comentários (4)add comment

Giovana comentou:

Fatima.,pausa e volta com este pique!
Ok vou tentar sim, adorei!
beijo
07/11/2011

Luana comentou:

Doces doces doces, oh my!
será que consigo, me passa o tel do Dr Tercio?
beijo
07/11/2011

Ana Maria granzotto comentou:

Eu particularmente, acho tudo isso uma loucura, será que teremos que passar o resto das nossas vidas sem termos os prazeres de uma boa mesa ???????
Será que vale à pena ??????
07/11/2011

Fátima Coli comentou:

Oi Ana.....

olha....ontem me perguntaram o quanto me sentir bem com meu corpo me traz de felicidade. Eu disse que eu nunca vou desistir, porque seria muito infeliz se desistisse de mim....
Esta é a pergunta que vc deve fazer....o quanto esta feliz com vc ????
beijo querida!
07/11/2011

Escreva seu comentário
menor | maior

busy

Os mais lidos

  • Mulheres impactantes
    Final de semana passado fui a São Paulo e assisti o espetáculo Evita. Na volta parei para um ca...
  • Viciada em lingerie
    Sou viciada em lingerie. Escolher a lingerie, faz tão parte de meu dia como faz parte tomar t...
  • Top 10 Portugal
       Top 10 Portugal Como prometido um resumo dos lugares mais bacanas da minha passagem ...
  • Avental sujo de ovo
    Quando penso em minha mãe, me vem a letra da música, que as freiras do Colégio São José onde...
  • Á margem de nós
    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e ...
  • Unhas, desisto, ser loira não desisto nunca!
    Voces lembram que eu coloquei unhas postiças? Pois é, fiquei exatamente uma semana com elas. ...
  • Look da balada
    O friozinho deu uma trégua, e a noite de ontém na Fatto, casa bárbara, idealizada com esmero p...

Últimos comentários

Você está aqui: Saúde & Beleza Vamos tentar?